sábado, 19 de dezembro de 2015


REAPROVEITAMENTOS

É Natal, é Natal... a tradicional musiquinha que nos acompanha nesta época, trazendo as confraternizações entre amigos e familiares e a consequente troca de presentes. No final da festa, é comum vermos o mar sem fim de embalagens por todo lado: caixas, sacos plásticos e de papel, papéis de presente amassados, fitas...Mas para onde vai tudo isso? Houve um tempo que não se levantava essa questão, pois a resposta parecia muito óbvia: para o lixo, é claro!
No entanto, atualmente muitos de nós já se incomodam ao se deparar com tanto material descartado, todos com uma vida útil tão efêmera. Com as questões ambientais em debate, passamos a pensar sobre qual seria seu melhor destino. Temos esse poder de ação, que pode começar pelo reaproveitamento das embalagens.


E não me refiro a usá-las novamente para embrulhar outros presentes! Por exemplo, caixas são extremamente úteis para organizar tudo o que precisamos. As pequenas podem funcionar como "porta-bijuteria", as médias e grandes podem guardar pápeis, brinquedos das crianças, e muito mais.

Para ficar com aspeto de caixa organizadora, dessas compradas nas lojas, usamos um papel bonito (pode até ser aquele do embrulho que não amassou muito) ou então pintar ou encapar com sobras de tecido (fica muito charmoso e só é necessário usar cola branca). Enfeite com miçangas, recortes de gravuras e fitas. Já o papel de seda pode envolver peças delicadas e serve para forrar gavetas que necessitem de proteção.


Os próprios laços das fitas dos presentes já servem para decorar a árvore de Natal.

Quanto aos sacos, podemos reutilizá-los, quando formos transportar algo que precisamos carregar. Todos fazem isso com frequência. Tudo o que não reutilizarmos deve ser encaminhado para os ecopontos.


Atitudes individuais fazem muita diferença! Quem toma o hábito de não desperdiçar esse material precioso, cuja matéria-prima foi retirada da nossa natureza, está a promover um grande bem para si, para o outro e para o planeta. Todos somos co-responsáveis e, ao mesmo tempo, devemos nos sensibilizar, mudando atitudes que minimizem o impacto causado pelo uso desses produtos. No entanto, a melhor opção ainda é reduzir a quantidade de lixo, bloqueando a cadeia do uso logo no início. Afinal já se perguntou para quê tanta embalagem?


1 comentário:

monica disse...

Muito bem. Vamos la Separar...