quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016


Como vender artigos usados

Quase todas as pessoas têm em casa artigos que já não usam, mas que estão em boas condições, desde vestuário ao mobiliário hoje em dia tudo é vendável.A crise económica levou a que muitos portugueses, em vez de deitarem fora objetos que já não usam, optassem por vendê-los, realizando, assim, algum dinheiro.Com a internet e as redes sociais, surgiram inúmeras plataformas que facilitam a venda de artigos em segunda mão com um custo mais reduzido ou até mesmo a custo zero. Mas não só. Nos últimos anos também surgiram inúmeras lojas que compram itens específicos usados para serem vendidos posteriormente. E já não se trata apenas de um método usado apenas pelas classes mais baixas senão vejamos os inumeros artigos que de luxo que se encontram á venda e que se passaram a denominar de VINTAGE. Se tem artigos usados para vender, saiba onde pode fazê-lo.

OLX
O OLX é um ‘site’ que facilita a venda e compra de produtos (na maior parte dos casos em segunda mão) e serviços através de um sistema de classificados. O registo no ‘site’ é gratuito, assim como a colocação de anúncios até um determinado limite.Todos os negócios que fiz por aqui correram dentro da normalidade sem qualquer precalço e sempre sem qualquer custo pois consegui vender os artigos dentro do prazo limite de ativação do anuncio..
CUSTO JUSTO
Tal como o OLX, o Custo Justo é um ‘site’ de classificados. A inserção de anúncios é gratuita e não paga comissão de venda, sendo que o anúncio fica ativo durante 60 dias. Uma vez terminado este prazo poderá renovar por igual período. Não tem um limite de anúncios gratuitos que pode colocar. No entanto, para que o anúncio se destaque entre os demais poderá escolher um dos serviços pagos,  
COISAS
O Coisas (que pertence ao mesmo grupo do OLX) é um ‘site’ que facilita as vendas e compras de artigos ou serviços entre particulares, que também pode funcionar como leiloeira ‘online’. Registar-se e colocar anúncios neste ‘site’ é gratuito até ao limite de 150 colocações por cada 30 dias. Quando este limite é excedido é cobrada uma taxa de colocação que é de 0,06 euros por anúncio (se em 30 dias colocar 156 anúncios, paga uma taxa de colocação de 0,36 euros). Caso o negócio em questão tenha a forma de leilão, o ‘site’ cobra uma comissão de venda sobre os negócios que terminem com um vencedor. 
FACEBOOK
Uma outra plataforma muito utilizada para vender artigos em segunda mão é a rede social Facebook. Os anúncios são gratuitos, porém apenas irão alcançar a sua rede de amigos. Pode criar uma página específica para vender os seus produtos e assim chegar a mais pessoas ou, se tiver apenas um item para vender, pode fazer um ‘post’ com uma descrição detalhada e fotografias. 
KID TO KID
As crianças crescem à “velocidade da luz” e rapidamente deixam de usar roupas ou artigos específicos, que acabam por ficar quase novos. Por isso, alguns dos artigos que os portugueses mais vendem em segunda mão estão relacionados com bebés e crianças, nomeadamente, roupas ou acessórios. Para além de colocarem à venda em ‘sites’ como os acima referidos ou no Facebook, há cada vez mais pessoas que vão às lojas Kid-to-Kid para se desfazerem dos itens que já não usam e, assim, ganharem dinheiro. Existem várias lojas espalhadas pelo país e as políticas de compra podem variar consoante a loja. No entanto, se levar os artigos limpos, todos reunidos num saco e com pilhas, se for o caso, poderá ganhar mais dinheiro, a minha experiência foi super positiva são muito seletivos na escolha dos artigos têm de facto de estar em boas condições mas consegui vender praticamente tudo.  
CASH CONVERTERS
Telemoveis, informática, artigos desportivos, um frigorífico velho mas a funcionar e até joalharia. Na Cash Converters pode vender um pouco de tudo, desde que esteja tudo em perfeitas condições. Para tal, basta dirigir-se a uma loja, o artigo é sujeito a um processo de inspeção e depois é colocado à venda. Quem quiser desfazer-se do objeto recebe o dinheiro no momento e em numerário. Existe ainda uma modalidade que permite que o vendedor possa recomprar o artigo até 30 dias depois de o vender, por mais 10% do valor acordado.
FEIRAS
De Norte a Sul do País existem inúmeras feiras a que pode recorrer para vender artigos usados. Em Lisboa existe a Feira da Ladra ou o LX Market, entre outras. No Porto, recorra à Feira da Vandoma, nas Fontaínhas e em Guimarães tem o Mercado em Segunda Mão. Em quase todas as cidades existe uma feira onde poderá vender artigos que já não quer, mas que estejam em boas condições.Embora seja uma modalidade que acarreta mais custos e que como é óbvio nem toda a gente se sente á vontade.

Sem comentários: