quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


Erros que podem levar a despedimento por justa causa

Para quem trabalha em serviços administrativos tal como eu aqui ficam algumas dicas que devem evitar e lembrem-se que todo o cuidado é pouco.

       Redes sociais
•  Quando falam com alguém através das redes sociais deve ter cuidado com os dados ou informações que partilha. Os hackers usam muitas vezes as redes sociais para obter credênciais da empresa e conseguirem assim introduzir-se na rede da organização.
•  As redes sociais são públicas e, como tal, devem ter cuidado com o vocabulário. Por exemplo, prejudicar a reputação do  superior hierárquico não é bom por mais difícil que seja devemo-nos controlar pois na grande maioria dos casos, conduz a um despedimento com justa causa imediato. Da mesma forma, um simples comentário espontâneo sobre um amigo ou uma foto da última festa no escritório pode ter consequências indesejadas.
Email pessoal
       •  Não devem reenviar documentos de trabalho através do email pessoal.

      Descarregar conteúdos irrelevantes
•  Embora fazer o download de música, filmes e outros conteúdos multimédia em casa possa parecer uma rotina normal, não o devemos fazer no local de trabalho. Não se esqueçam que há empresas, especialmente as de maior dimensão, que monitorizam e controlam tudo o que o colaborador faz com a sua máquina.
Password
•  Deixar a password num local visível é um dos erros a evitar, como é o caso, por exemplo, de deixar a password num post-it ou numa folha em cima da secretária. A explicação é simples: qualquer colega que queira prejudicar-vos poderá aceder ao  computador sem o vosso consentimento.
Comunicações móveis
•  Nesta categoria podem entrar muitos erros e ações mal-intencionadas, desde utilizar o telefone do trabalho para assuntos pessoais e ultrapassar o limite de tráfego de dados, passando pela utilização do smartphone para tarefas lúdicas, como jogar.

Sem comentários: